quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Coral de árvores - Brasília



Coral de Árvores - Brasília. Jardins da Funarte, Eixo Monumental, Brasília. 2009. Foto: Marcus Freitas.
Texto de Divino Sobral

O circuito de intervenções urbanas Ar Livre Artes Visuais, curado por Wagner Barja e patrocinado pelo Projeto Conexão MinC / Funarte / Petrobrás 2007, apresenta minha intervenção Coral de Árvores. A obra encontra-se instalada nas proximidades da Funarte em Brasília, no canteiro central do Eixo Monumental, e pode ser observada de 30 de janeiro a 29 de fevereiro de 2008.
Coral de Árvores se configura como uma pintura na paisagem, cujos suportes são troncos e galhos das árvores do local; se estrutura pelo uso de um único material e de um único processo: o fio de lã enrolado em partes das árvores. Assim são criadas vestimentas que ressaltam as potencialidades gráficas da vegetação.
A referência musical contida no título da intervenção encaminha para o sentido de sinestesia em que a cor possui sonoridade, retomando um princípio formulado pelo artista russo Wassily Kandinski.



No aspecto cromático, a distribuição de planos de cor num sistema de listras horizontais em camadas superpostas resulta num conjunto com diferentes acordes. Este conjunto forma a imagem poética do coral (grupo musical) corporificado nas árvores que revestidas de notas cromáticas tornam se cantoras na paisagem. Outra relação poética é feita com os galhos enrolados com lã colorida e a imagem da cobra coral, que tem sua pele listada tricolor.
Coral de Árvores é uma proposta que busca intervir nos modos de ver e de usar o patrimônio natural disposto na paisagem urbana. Uma pintura lúdica instalada na paisagem, que remete à visualidade popular e que revigora reminiscências infantis, que desperta prazer estético e provoca reflexões sobre as conexões existentes entre arte e natureza, paisagem urbana e paisagem natural.



A intervenção em Brasília foi realizada durante cinco dias e quase cinqüenta horas de trabalho empregadas por mim e mais dois assistentes para vestir quarenta e duas árvores e arbustos do jardim.



Coral de Árvores já foi apresentada anteriormente em intervenções no Bosque dos Buritis em Goiânia (GO) e em Faxinal do Céu (PR) durante o Programa de Residência Faxinal das Artes, e em Nova Xavantina (MT). O material empregado na constituição da obra é biodegradável, não provoca agressão às árvores e ao meio ambiente.



Enquanto trabalhávamos, a chuva caía...