segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Recordaçõs de uma paisagem não vista - Texto de Daniela Labra


“O artista goiano Divino Sobral tem como principal característica de sua obra certa mescla entre o regional e o contemporâneo. Seus bordados, desenhos, esculturas, objetos e instalações, entre outras mídias, remetem a um Brasil de fábula arcaica que é ao mesmo tempo hiper-moderno, um Brasil que pode ser encontrado no Cariri e em São Paulo, simultaneamente. Suas histórias - como as que ele conta aqui - parecem dizer que é a cultura da grande metrópole que depende do interior para construir sua identidade. Por outro lado, ainda que possa parecer contradição, seu discurso estético não se aprisiona no que é regionalista, e traz no peito tanto o orgulho do pertencimento local como o de não pertencer a lugar algum.
Para esta exposição, Sobral desenvolveu desenhos a partir de relatos reais de cearenses residentes em Goiânia, que descreveram com nostalgia e certeza lugares que o artista desconhecia. Desse modo, foi pelo processo de executar retratos-falados da lembrança alheia que esta mostra feita de sonho surgiu.
Divino Sobral nos monta uma colcha de retalhos de memórias de terceiros, que por ele foram filtradas e interpretadas. Entretanto, como a arte não busca jamais impor uma verdade a seu público, a paisagem que vemos aqui tão pouco se pretende verdadeira, ainda que seja real neste lugar, neste momento. Recordações de uma paisagem não vista é sonho vivido. E também um pouco de saudade sonhada.”
Daniela Labra – Curadora