quarta-feira, 2 de abril de 2008

Heterodoxia - Texto de Divino Sobral


Menino. 2006. Roupa de bebê oxidada e agulhas banhadas a ouro. Coleção de Mariano Marcones Ferraz (RJ).

Heterodoxia origina-se da ação independente de artistas. É uma prática de articulação de diálogos com outros artistas e de estabelecimento de conexões com instituições culturais e galerias privadas, visando a realização de exposições que dêem visibilidade à riqueza da produção brasileira contemporânea.

Heterodoxia é um processo curatorial elaborado por artistas. Não opera com um foco fechado, nem aspira a delimitar um campo único de interesse, mas, ao contrário, busca a multiplicação das maneiras de ver e a abertura do leque de possibilidades das linguagens visuais. É por isso que compromete-se com uma visão panorâmica, reunindo posturas filiadas às mais diversas tendências, enfatizando a pluralidade do nosso repertório artístico.

Heterodoxia desenha uma possível cartografia da arte brasileira, É um mapeamento orgânico que se configura à medida que é tecida a rede de relações entre artistas com bagagens, projeções e linguagens diferentes, que vivem em cidades muito distintas, e que sofrem influências de ambientes culturais de toda sorte. Cartografia de um território heterogêneo, marcado por contrastes e oposições, Heterodoxia alimenta-se da própria diversidade contida na formação da cultura brasileira e de sua tradição de hibridação e flexibilização. É um registro empenhado em traduzir, através dos muitos processos artísticos, os muitos brasis existentes dentro do imenso e complexo Brasil.

Heterodoxia se pretende um espaço contra-hegemônico, um lugar de encontro, convivência e cruzamento das diferenças manifestas na arte, onde opiniões divergentes e poéticas diacríticas são colocadas em tensão e em conversação, num campo de inter-relações que, ao ser armado, descortina múltiplos sentidos, inerentes à produção contemporânea.

Heterodoxia é uma ação em constante deslocamento. É uma mostra em que artistas, obras e salas de exposição são cambiantes. É nômade sua proposta de itinerar pela amplitude territorial interagindo com outros contextos regionais, na tentativa de descentralizar e ampliar a política de exibição da produção brasileira.

Heterodoxia reafirma a responsabilidade dos artistas diante da edificação do circuito de arte no país, como também da diminuição das fronteiras colocadas entre o trabalho de arte e o público.

*

Menina. 2006. Vestido de renda oxidado e agulhas banhadas a ouro.

Nenhum comentário: