quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Prêmio Marcantonio Vilaça - Funarte


Muxarabiê existente na casa de Bartolomeu Bueno da Silva, o Anhanguera filho, na Cidade de Goiás, e que está na base da criação da minha instalação "Onde o tempo se bifurca", premiada pelo Prêmio Marcantonio Vilaça - Funarte.

A FUNARTE anunciou no dia 16 de novembro os quinze nomes contemplados com o Prêmio de Artes Plásticas Marcantonio Vilaça, que chega a sua segunda edição premiando artistas e instituições. O Prêmio que tem por objetivo contribuir com a formação dos acervos públicos e privados do Brasil, foi concedido a projetos de criações inéditas que devem ser executadas e incorporadas às coleções de museus ou centros culturais.

Por meio de um programa de democratização da cultura o Prêmio de Artes Plásticas Marcantonio Vilaça – Funarte contempla artistas e instituições de todas as regiões e concede a mais alta premiação em vigor no país: dez prêmios no valor de 90.000 reais cada e cinco prêmios no valor de 50.000 reais cada.

Meu projeto é um dos contemplados com a premiação máxima e pretende a criação da instalação de grande formato chamada “Onde o tempo se bifurca”, que será incorporada ao acervo do Museu de Arte de Goiânia (instituição que escolhi para receber a obra).


Desenho de Tosi Colombina datado de 1751. Primeira representação de Vila Boa - hoje Cidade de Goiás - mostra a existência de muitas janelas com rótulas nas casas da antiga cidade.

ARTISTAS PREMIADOS
Armando Sobral. Belém/ PA.
Bruno Ropelato. Florianópolis / SC.
Divino Sobral. Goiânia / GO.
Fernando Lindote. Joinville / SC.
Gabriela Machado. Rio de Janeiro / RJ
Jarbas Lopes. Rio de Janeiro / RJ.
Lauro Gontijo. Brasília / DF.
Luis Braga. Belém / PA.
Marcone Moreira. Belém/ PA.
Miguel Oswaldo Penha. Cuiabá / MT.
Rodrigo Braga. Recife / PE.
Roberto Moreira. Florianópolis / SC.
Yuri Firmeza e Pablo Lobato. Fortaleza / CE.

INSTITUIÇÕES PREMIADAS
Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia. Salvador / BA.
Museu de Arte Contemporânea de Niterói. Niterói / RJ.

Nenhum comentário: