sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Américas Latinas - Las fatigas del querer. Spazio Oberdan - Milano




A exposição "Americas Latinas: Las fatigas del querer", com curadoria de Philippe Daverio, Elena Agudio e Jean Blanchaert, acontece no Espazio Oberdan, em Milão, Itália, durante o período de 21 de maio a 04 de outubro de 2009.

A proposta do curador é traçar um panorama da produção latino-americana para abordar a diversidade que habita o continente Latino Americano, proveniente da sua própria formação histórica, por meio da diversidade de linguagens e de materiais empregados por artistas que vivem do México ao Chile. A exposição está dividida em núcleos temáticos como Sangue, Morte, Anima, Natureza e Cidades.

A curadora Elena Agudio em pesquisa pelo Brasil durante a 29ª Bienal de São Paulo, no ano passado, viu minhas obras apresentadas na exposição “Superfícies da Memória” no Museu de Arte Contemporânea da USP, no Pavilhão da Bienal. O interesse resultou no convite para participar desse panorama latino americano. No elenco brasileiro constam: Bispo do Rosário, Artur Barrio, Farnese de Andrade, Nelson Leirner, Daniel Senise, Adriana Varejão, Beatriz Milhazes, Ernesto Neto, José Rufino, Alexandre Murucci e Vik Muniz.

As obras que participam da mostra integram minha série mais recente intitulada “O Horto das Jabuticabeiras”, e são realizadas sobre galhos secos de jabuticabeiras envolvidos com sucessivas camadas de fios de lã coloridos. Estas obras reúnem operações da escultura, desenho e pintura, unem os gêneros de natureza-morta e paisagem, fundem as pesquisas contemporâneas com as heranças populares e constroem uma poética comprometida com a memória e a natureza.

Nenhum comentário: