sábado, 28 de fevereiro de 2009

Arte: Sistemas e Redes. Texto de Cristina Freire.


“Nesse sistema de comunicação básico que é a linguagem, os artistas também praticam a palavra. Isto é, não simplesmente escrevem, mas procuram dotar a palavra de uma densidade originária perdida. Sua mínima unidade significativa, a letra, torna-se unidade plástica de sentido em vários trabalhos. Ao valer-se das letras livres de qualquer linearidade ou seqüência lógica, operam uma escrita sem sintaxe, superpondo e justapondo palavras, retornando à expressividade plástica das letras e à potencialidade expressiva do acaso, como exploram os poetas concretos.
Divino Sobral desenha histórias e narra palavras. De sua caligrafia surgem desenhos/escrituras que tornam impossível qualquer divórcio entre palavra e forma.”

Publicado originalmente no catálogo da exposição “Arte: Sistemas e Redes”. In: Mapeamento Nacional da Produção Emergente. 2001/03. Rumos Artes Visuais. Itaú Cultural, São Paulo, 2002.







































Os sete desenhos acima são da série "o Poeta e o Profeta". 2001. Aquarela sobre papel. Coleção Gilberto Chateaubriand, Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro.
Foto: Rogério Flori.

Nenhum comentário: