sábado, 28 de fevereiro de 2009

Sobre meus trabalhos - Texto de Divino Sobral.


Obra de Divino Sobral. "Da série O tempo é água". 1995. Borracha, cobre, arame, algodão, capim e cabelo. Foto:Rogério Flori.

Texto de Divino sobral

O propósito desses trabalhos é eriçar o território poético da memória, abrir os arquivos da mitologia particular, expor seu fascínio pelo tempo e pela arqueologia de reminiscências coletadas ao longo da existência, sua atração pelos enigmas do corpo arquetípico e pelos objetos que com ele se relacionam; amalgamar esses arquivos com registros da bagagem cultural coletiva, recuperando materialidades atávicas e procedimentos artesanais ancestrais, impregnados pelo sentido religioso de transformação simbólica.

“O tempo é água” propõe a água como elemento evidenciador da passagem sobre a matéria, envelhecimento, corrosão e oxidação como estágios pelos quais passa a recordação; visualiza signos subtraídos a um palimpsesto, formando uma escritura tridimensional que demarca o espaço onde a memória mostra sua onipotência.

“Entre duas peles, uma memória do corpo” trabalha com a correspondência, por meio do pêlo humano, entre a pele orgânica que reveste o corpo e a pele artificial do tecido que o recobre e o protege; liga a pilosidade à roupa e à objetualidade corporal, resgata o sentido do desejo, do prazer e também da dor, exala a intimidade erótica do fetiche ao mesmo tempo em que gravita, como um ex-voto, em torno do sagrado

Publicado originalmente no catálogo da exposição “Antarctica Artes com a Folha. São Paulo, Cosac & Naify, 1998.

As obras abaixo são da série "Entre duas peles uma memória do corpo". Foram realizadas em 1997 com cabelo humano costurado sobre fragmentos de roupas.













Nenhum comentário: